quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Amarok Logbuch #04 - Adeus 09, olá 10


Adeus 09, olá  10.
Na hora em que o relógio estiver mudando de 2009 para 2010 pense bastante rápido em alguma coisa positiva. Alguma coisa para você, e não pense que esse é um pensamento egoísta em um momento tão repleto de um quase que obrigatório amor coletivo. Não, não, não é egoísta porque é exatamente dentro de você que o Ano Novo começa e cresce e transborda para então se espalhar e se tornar o Ano digno das expectativas que temos. Com essa simples ação você vai ter feito o máximo para tornar possível um Ano Novo em folha (quase escrevi um ano nota 10, mas me recuperei em tempo) pintado da cor dos seus sonhos, na medida das oportunidades que vão aparecer e recheado com a felicidade que você precisa.



Bate coração
Papéis devidamente carimbados, carros corretamente vistoriados e competidores extremamente desejosos de se retirar para o ambiente isolado de seus carros. Seguros, com cintos de segurança atados, capacetes colocados, isolados em um mundo que dividem com seus navegadores. Um mundo que não dá margem a erros, que permite apenas que o talento transborde e ajude a ler o terreno e entender o enredo de cada uma das especiais. O coração carrega os sonhos enquanto bate durante 6 horas a uma média de 160 batidas por minuto, com picos de 220 bpm. Um jogador de futebol em uma partida do Mundial de Futebol vai empatar com 16º bpm durante o máximo 60 minutos de seus jogos de 90 minutos cada.



Palavra do Hans Stuck
Bem que o antigo ídolo alemão disse que esses pilotos de cross country são excepcionais (na verdade ele usou adjetivos bem mais fortes e explícitos)  para agüentarem o esforço físico e mental durante o Dakar. Quatorze especiais que totalizam 9,000 Km e prometem 3,000 deles de pé no fundo e mandíbulas cerradas. Haja concentração, haja preparo físico e de novo haja coração.
A Volkswagen e seus Race Touareg 2 estréiam no papel de vidraça depois da vitória no Dakar 2009. No papel de pedras se candidatam as BMW X3, os Hummer e as Mitsubishi de volta aos seus motores a gasolina.



Maré Amarok
Previsão de maré cheia de Race Touareg 2 amanhã dia 1º às 4 da tarde hora local de Buenos Aires no Obelisco da Av 9 de Julio. Maré Amarok? Dia 2 4:30 da manhã partindo de Buenos Aires em direção a Córdoba.




Por Carlos Lua Cintra Mauro – Que não sai da La Rural onde hoje foi dia de Coletiva de Imprensa VW descontraída, bem humorada e recheada de esperanças fundamentadas. Mais verificações administrativas, stands de Patrocinadores (tem até cerveja do Homer Simpson), pista de testes Amarok que já bateu o recorde de filas. Vamos sentir saudades do lugar, mas por pouco tempo, já que no dia 16 de janeiro estamos de volta por aqui.


Fotos: Textobras
Uma das Amarok Vistoriadas
Um Céu verdadeiramente argentino (por sua nacionalidade e por sua cor de prata)
Os famosos carimbos antes de enfrentar os Pampas, o Deserto e os Andes
A Cerveja dos Simpsons
Amarok na cabeça

textobras.

Correspondente no Dakar 2010:
Carlos Lua Cintra Mauro
55 11 8282 9388
textobras@textobras.com

Atendimento à imprensa Brasil:
Zarhi El Malek
55 85 9118 6607
55 85 3276 5771
zarhielmalek@gmail.com



   

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Amarok Logbuch #03 - Burocracia, Democracia & Cia






Buenos Aires, Argentina, 30 de dezembro - Como é bom ver o quanto um Rally pode atrair as pessoas quando bem cuidado. Mesmo com toda a burocracia, carimbos, exigências, controles o que se vê é uma verdadeira democracia. Isso mesmo, quem manda é o povo que vem ver de perto os seus ídolos conhecidos ou ainda por descobrir. É o esporte em geral mostrando a sua soberania, é o Dakar em particular mostrando que para fazer parte dessa aristocracia, basta se lançar na aventura. Vai, confia, tem sempre uma boa oportunidade de se aparecer bem na fotografia!

Uma ambiente que contagia

A corrida atrás das exigências técnicas e de segurança continuou durante todo o dia. Na verdade parece até que não parou o ir e vir dos inscritos e a atividade incessante das almofadas de tinta de cores diferentes no ritual do carimba, carimba, carimba. Tinta azul para o Seguro, preta para o Trippy (GPS), vermelha para o Pagamento efetuado e o papel oficial vai ficando multicolorido combinando finalmente com os uniformes multicoloridos das equipes. Refletindo ainda o sorriso de dever cumprido dos concorrentes que enfrentam o vai e vem porque têm um objetivo maior: participar de um Dakar.

Mas não começa nunca?

As horas se arrastam porque, na verdade, ninguém vê a hora de iniciar a prova. E quanto maior é a expectativa, mais devagar andam os minutos. Todos, de Torcedores a Pilotos, passando por Navegadores, Engenheiros, Mecânicos, Jornalistas, Fotógrafos, Operadores de Câmara, Entrevistadores já viveram essa antecipação por tempo demais. Agora querem colocar à prova suas expectativas, sonhos e enfrentar 9.030 quilômetros de realidade.

Um mar de Amarok



São 45 no total, as novas pick-ups da Volkswagen que vão estrear no mundo usando o palco do Dakar. Como veículo Oficial, como transporte de Imprensa, como veículo de apoio. São mais um sem número de Amarok que não vão à prova, mas que estão rodando na pista de testes construída só para elas na La Rural ou em exposição nos stands e nas vielas do Parque. Alvo de fotos, de olhares de admiração e de desejos múltiplos, candidata fortíssima para ser escolhida como o nome deste pré-Dakar 2010.





Carlos Lua Cintra Mauro - Diretamente, outra vez, da La Rural. Verificações administrativas, técnicas, stands de Patrocinadores, pista de testes Amarok, venda de lembranças, etc. Não tem como negar que a área da Sociedade Rural Argentina é o centro da Capital portenha nesses dias, só vai perder o título na 6ª feira quando será substituída pelo Obelisco na Avenida 9 de Julio


Crédito Fotos: Textobras
Foto 1 - As Amarok da Imprensa esperando para serem vistoriadas
Foto 2 - Uma Amarok esperando para ser admirada
Foto 3 - A Arquitetura da LaRural
Foto 4 - Vista geral da sessão carimbos

textobras.

Correspondente no Dakar 2010:
Carlos Lua Cintra Mauro
55 11 8282 9388
textobras@textobras.com

Atendimento à imprensa Brasil:
Zarhi El Malek
55 85 9118 6607
55 85 3276 5771
zarhielmalek@gmail.com




   

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Amarok Logbuch # 2 - Os números não mentem






   


Dakar 2010: Amarok Logbuch 2
Os números não mentem


Buenos Aires, Argentina, 29 de dezembro - O Ano Novo vem aí, bilhões de pessoas renovam suas esperanças e se preparam para serem hipnotizadas pelo Rally Dakar. A prova começa junto com 2010 no dia 1º de janeiro, aqui vamos acompanhar todo o trajeto e cada um dos cinco Pilotos de Fábrica da Volkswagen. Carlos Sainz, Giniel de Villiers, Mark Miller, Nasser Al-Attiyah e Maurício Neves partem para defender o título histórico da vitória de um Touareg Diesel na prova de 2009.

Confira alguns números interessantes do "Dakar".

8:59 minutos foi a margem da vitória em 2009 da dupla Volkswagen Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz, sobre seus companheiros de Equipe Mark Miller/Ralph Pitchford

10 das totais 13 etapas foram vencidas pela Volkswaagen em 2009

12 vitórias em 28 rallys disputados, foram comemoradas pelo Volkswagen Race Touareg 2

14 etapas que duram o dia todo estão na agenda do "Dakar" entre 2 e 16 de Janeiro de 2010

32ª Edição do "Dakar", um dos grandes, dos maiores, clássicos dos esportes a motor

50 toneladas de material é o que vai precisar a Equipe Oficial Volkswagen no "Dakar". De porcas, parafusos, passando por ferramentas e pacotinhos de sopa pronta.

80 pessoas viajam em 23 veículos de apoio através da Argentina e do Chile. A armada Volkswagen, dos mecânicos ao Chefe de Equipe e do fisioterapeuta.

100 vezes mais seco do que o Vale da Morte (Deserto de Mojave na Califórnia - esse é o Deserto do Atacama onde durante quatro das 14 especiais diárias serão realizadas. Diversas estações meteorológicas da região nunca detectaram chuva por lá.

138 carros estão inscritos para competir, incluindo os cinco Volkswagen Race Touareg 2. Além disso 50 caminhões (dois MAN da Equipe Volkswagen) e 184 motos (incluindo os quadriciclos).

190 países vão transmitir os boletins que cobrem o Rally Dakar.

300 hp produzem os motores TDI diesel do Volkswagen Race Touareg 2

600 quilometros é a etapa mais longa que vai ser disputada no dia 9 de Janeiro. A mais curta tem "somente" 182 km

4,726 metros acima do nível médio do mar é o ponto mais alto da rota - o passo de São Francisco nos Andes.

5,000 peças são necessárias para montar cada Volkswagen Race Touareg 2 - sem contra o motor TDI

9,030 quilometros é a distância total do "Dakar" 2010 - incluídos os 4,810 quilometros de especiais cronometradas de 14 etapas.

3000 pessoas estavam na La Rural para ver o início das verificações técnicas. O Dakar Village começou a atrair gente que não arredou pé, mesmo com a chuvarada que durou 40 minutos e deu lugar de novo ao Sol.

Carros, sete (entre motos e quadriciclos) e um caminhão. É a maior participação do Brasil em um Dakar. Quantidade e qualidade.



Twitter

Para acompanhar o dia-a-dia dos brasileiros na principal equipe do off road mundial no Dakar 2010, basta acessar:

www.twitter.com/MauricioNevesVW


Siga on line a dupla brasileira que já faz parte da história do Esporte Motor Nacional como a única dupla brasileira a ser convidada para estar no melhor time do mundo! A sua torcida vai fortalecê-los ainda mais nesse desafio!!

Para acompanhar informações gerais sobre a prova e a presença do time Volkswagen, acesse também:

www.twitter.com/vwdakar2010

Todos os nossos textos e observações estarão também registrados no nosso blog:

http://textobrasdakar.blogspot.com



 


Carlos Lua Cintra Mauro - Diretamente da La Rural, Prédio Ferial de Buenos Aires, o local das Feiras da cidade. "Uma grande janela da Argentina para o mundo", "Polo de atração cultural, empresarial e social no coração da Capital Federal" Sete pavilhões que somam 45.000m2 ao lado de mais 1.0000m2 de área descoberta. Só o Dakar Village tem 8.000m2


Anexos:
Foto 1 - Divulgação - VW La Rural Buenos Aires
Foto 2 - Divulgação - VW Dakar Team


textobras

Correspondente no Dakar 2010:

Carlos Lua Cintra Mauro
55 11 8282 9388
textobras@textobras.com

Atendimento à imprensa Brasil:
Zarhi El Malek
55 85 9118 6607
55 85 3276 5771
zarhielmalek@gmail.com

 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dakar 2010: Amarok Logbuch


   


Dakar 2010: Amarok Logbuch 
Estaremos transmitindo o dia-a-dia da maior aventura que os esportes a motor têm para oferecer, do maior desafio que um fabricante de automóveis pode enfrentar.


Buenos Aires, Argentina, 28 de dezembro - Logbuch é a palavra alemã para o Diário de Bordo, um livro usado originalmente para registrar a distância percorrida por uma embarcação em um determinado espaço de tempo. O termo Logbuch (Logbook em inglês) se espalhou para uma variedade imensa de outros acontecimentos e os diários são usados hoje na sua forma eletrônica para um sem número de atividades. 

São usados para que produtos sejam avaliados e tendências sejam conhecidas, para que pessoas se tornem íntimas e características sejam confirmadas. 

A Equipe Oficial Volkswagen no Dakar usa "Logbuchs", por exemplo, para saber o que acontece com cada uma das 5000 peças que compõem cada um dos cinco Race Touareg 2 que vão enfrentar duríssimos 9030 kms dos mais variados tipos de terreno. Da costa do Oceano Atlântico à costa do Oceano Pacífico e, de volta, com duas travessias dos Andes (mais de 4000 metros) de recheio. Infinitas serão as situações dignas de serem registradas. Infinitas serão as análises possíveis com os dados de velocidades, consumos, médias e esforços. 

Situações que ao lado dos tempos de competição as comunicações se encarregarão de fazer chegar até cada um de nós, ainda com a mesma carga de emoção e dramaticidade com que estão sendo vividas.

Esse "Amarok Logbuch" no Dakar 2010 foi criado para isso, para ser um registro de tudo aquilo que se passa no dia-a-dia dos Touaregs (e caminhões) competindo, das Amarok que estréiam diretamente no apoio desse e das mais de 100 pessoas envolvidas direta e indiretamente no projeto. 

Mais do que um Diário de Bordo o "AmarokLogbuch" permite que através de notícias e entrevistas se conheça um pouco melhor sobre a vida da Equipe Oficial Volkswagen e se possa viver a mesma aventura. Juntos em tempo real e sob o privilegiado ponto de vista de quem anda a bordo de uma Amarok. 

Twitter

Para acompanhar o dia-a-dia dos brasileiros na principal equipe do off road mundial no Dakar 2010, basta acessar:

www.twitter.com/MauricioNevesVW

Siga on line a dupla brasileira que já faz parte da história do Esporte Motor Nacional como a única dupla brasileira a ser convidada para estar no melhor time do mundo! A sua torcida vai fortalecê-los ainda mais nesse desafio!!

Para acompanhar informações gerais sobre a prova e a presença do time Volkswagen, acesse também:

www.twitter.com/vwdakar2010

Todos os nossos textos e observações estarão também registrados no nosso blog:

http://textobrasdakar.blogspot.com 



Carlos Lua Cintra Mauro - Diretamente da base do Obelisco da Av. 9 de Julio em Buenos Aires cujo Logbuch mostra: que foi projetado pelo arquiteto argentino Alberto Prebisc, tem 67,5 m de altura e foi construído por 157 operários em tempo recorde de 31 dias.


Crédito fotos: Divulgação


Mais informações: 



textobras

Correspondente no Dakar 2010:
Carlos Lua Cintra Mauro 
55 11 8282 9388
textobras@textobras.com

Atendimento à imprensa Brasil:
Zarhi El Malek 
55 85 9118 6607
55 85 3276 5771
zarhielmalek@gmail.com

domingo, 27 de dezembro de 2009













O  pioneirismo Volkswagen escrevendo uma página da história
Trinta e um anos atrás dia 26 de Dezembro de 1978 o primeiro Rally Dakar de todos começou da Place du Trocadéro em Paris. Naquele mesmo momento a Volkswagen estava ocupada trabalhando a tecnologia de injeção direta, que colocou no mercado sob o nome de TDI desde 1991. Ninguém naquele momento poderia imaginar que 30 anos depois do evento inaugural um carro com motor a diesel nele triunfaria. Mas foi exatamento com esse espírito pioneiro que a Volkswagen escreveu uma página da história com o Race Touareg 2 e com a dupla Giniel de Viliers/Dirk Zitzevitz.



Como era em 1978
Quando o Dakar começou um Gold Diesel de linha, de primeira geração, tinha 50HP tirados de um motor 1.5 – o turbo ainda não era usado.

Quando a Volkswagen foi para Nardò (um círculo perfeito de 12,5 quilômetros de extensão, 4km de raio na provícia de Taranto na região italiana da Puglia), em Outubro de 1980 estabeleceu o recorde de velocidade máxima de 362 km/h com o veículo de pesquisa aerodinâmica ARVW, foi suficiente um motor turbo diesel 2.4 de 175HP.




Logo mais em 1981
No Salão de Frankfurt os consumidores se maravilharam com o “Auto 2000” um veículo conceito que mostrava pela primeira vez um motor diesel com injeção direta. A uma velocidade constante de 120 km/h o veículo de 4 lugares, com motor diesel de 3 cilindros, consumia apenas 4.1 litros a cada 100 quilometros (quase 25 km/litro!)

Maior impacto viria ainda sob a sigla SMVW um mini-veículo de 3 rodas que em 1982 rodou por 1.491 quilometros na pista de testes (com uma reta de 9 quilometros) de Ehra-Lessien consumindo apenas 1 litro de diesel com seu motor de um cilindro de 25 cm3 de cilindrada e 0,3 HP de potência.



Linha direta para as pistas
O pensamento desses motores de desenvolvimento extremo está diretamente ligado com o primeiro TDI 1.9 de 4 cilindros surgido em 1991.. Não demorou muito para a Volkswagen começassea usar as caracteísticas esportivas dos motores diesel. O legendário Golf GTI apareceu com um TDI de 110HP. Paraleleamnte duas versões de competição, produzindo 170HP cada competiram nas 24 Horas de Nürburgring. Apenas um ano depis em 1997 Kris Nissen, Chriestian Abt e Jürgen Höhemester terminaram a mesma prova na 2ª posição da classificação geral. Na Itália foi a vitória absoluta nas 6 Horas de Vallelunga.


E das pistas para o deserto
A jornada prosseguiu das pistas para o deserto. A Volkswagen competiu pela primeira vez com o TDI em 2003 e à partir de 2004 o Race Toureg e seu motor de 5 cilindros TDI revolucionou o esporte desde sua estréia no Rally Dakar de 2004. E em 2009 escreveu uma página inédita da história já que antes da Volkswagen nenhum veículo diesel havia vencido o Rally mais duro do mundo, o Dakar. . Dos 231 HP originais o TDI já vai a mais de 300HP e me cinco anos o Race Touareg venceu 12 vezes, teve 14 segundos lugares e 10 terceiros lugares, um total de 36 pódios.


E do deserto de volta para as pistas
Nas pistas também o TDI escreveu outras páginas exclusivas e inéditas ao se tornar o primeiro a vencer as 24 Horas de Le Mans com o motor TDI (Audi de 2006 a 2008) e o Campeonato Mundial de Turismo (SEAT 2008 e 2009)